segunda-feira, 7 de abril de 2014

PNAIC 2014, 9 turmas de formação atendendo 222 alfabetizadores

HOJE SEMINÁRIO DE ABERTURA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE  CERTA – PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo, com 2 anos de curso.
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas;
4. Gestão, mobilização e controle social.
Na rede municipal de Santa Maria, a formação continuada do PNAIC iniciou em março de 2013 envolvendo 191 professores alfabetizadores que atuam do 1º ao 3º ano. Esses professores foram organizados em 10 turmas sob a coordenação de Orientadores de Estudos selecionados entre os professores da rede municipal. São eles:  Ângela Maria Ribas Hermes, Adriana Maria Falkembach Knackfuss, Claudia Bassoaldo Ramos, Jaqueline da Costa Braz, Silvia Batistella Guerra, Silvia Maria de Almeida B. Mor, Maria Salete Grazzioli, Marite medianeira Moro Neocatto, Mariella Froner, Nadir ferraz Carvalho.
Os Orientadores contaram com 200 horas de formação sob a coordenação da UFSM, instituição que faz a coordenação geral do Pacto através da Profª Drª Helenise Sangoi Antunes, além de reuniões semanais de planejamento.
Os 191 professores alfabetizadores   participaram de 10 encontros de formação, que aconteceram em sábados, num total de 120 horas, envolvendo estudos, debates, partilha de experiências, oficinas, palestras e seminários.
As ações da Pacto pela Alfabetização na idade certa atingiu 4365 alunos do 1º ao 3º ano da rede municipal de Santa Maria garantindo o direito à aprendizagem, em especial da leitura, escrita e matemática às nossas crianças.
No dia 13 de novembro de 2013 a SMED  realizou o Seminário de encerramento do curso do PNAIC 2013 com mostra de práticas de alfabetização de todas as escolas da rede municipal e relato de experiências dos professores alfabetizadores.

Constatamos que após a realização do curso para alfabetizadores, somamos resultados positivos como:

Mudança na concepção do processo de alfabetização, tornando possível que todas as crianças fossem alfabetizadas a partir do 1º ano.
Nossas crianças concluíram o 1º ano com um alto índice de estudantes alfabetizados e outros no nível alfabético.

Sentimos também o comprometimento e envolvimento dos professores alfabetizadores que encontraram no curso do PNAIC a oportunidade de valorização de suas práticas, protagonismo pedagógico, partilha de desafios e dificuldades, discussão e construção de novas possibilidades didáticas para a superação das dificuldades apresentadas por nossos estudantes.

A mobilização de ações  locais  como o projeto municipal de incentivo a leitura, o projeto criar, brincar e aprender, fortalecimento da educação infantil com a discussão dos parâmetros curriculares e das  práticas educativas, assim como a visibilidade da importância da educação infantil através da  I Semana Municipal da Educação Infantil.

Nossas crianças do 3º ano foram submetidas a ANA _Avaliação Nacional de Alfabetização. Ainda não temos o resultado, embora tenhamos a consciência que os resultados melhoraram em relação a alfabetização, mas ainda não são ideais pois os estudantes do 3º ano tiveram menos tempo em contato com as novas práticas propostas pelo PNAIC.

Estamos entusiasmados e esperançosos com a continuidade dessa política pois observamos que nossas professoras permanecem no bloco pedagógico, aceitando o desafio permanente de formação, e ansiosas pelo reinicio dos encontros de formação.

Em 2014 teremos 9 turmas de formação atendendo 222 ALFABETIZADORES. 
Coordenadora Local: Professora Gisele Bauer Mahmud

2 comentários:

  1. O site do Simec está muito ruim .... Já fiz várias vezes a 9ª tarefa obrigatória e continua vindo emai como se eu não tivesse feito! Ja tentei entrar em contato, mas não tem nenhum campo para se comunicar direto com o site.... E no site da UFSM GEPFICA, tem que fazer login, mas não tem o lugar para fazer o cadastro e entrar... Então, tranca os pagamentos no banco, mas não é por nossa culpa, e sim, os sites e a falta de informação aos professores para sabermos o que fazer! Muitas exigências, pouco retorno e ainda fazer uma propaganda como se o PNAIC estivesse salvando a alfabetização das crianças, como se antes do pacto não fazíamos esforços para alfabetizar nossos alunos... Muita politicagem na minha opinião!

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE SABER PORQUE Ñ RECEBI A PARCELA REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO DE 2014 SOU DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOURO FIZ TUDO O Q ERA PARA FAZER.

    ResponderExcluir